Exames de Proficiência



Como você sairia em um exame de proficiência?

Os exames de proficiência em inglês garantem aos aprovados um certificado de competência na língua inglesa reconhecido em vários países, o que facilita o acesso aos cursos de graduação e pós-graduação no exterior.
O diferencial estende-se ao mercado de trabalho, já que diversas empresas brasileiras e estrangeiras exigem a comprovação do domínio do inglês.


EXAMES


IELTS: “International English Language Testing System”

O exame busca avaliar a real habilidade de comunicação do participante na língua inglesa através das 4 habilidades linguísticas: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (redação) e speaking (conversação) e com contexto real.

O IELTS é procurado por estudantes que buscam vagas em universidades em países de língua inglesa e por profissionais à procura de emprego nesses países. Mais de 6.000 instituições de ensino reconhecem o IELTS. E, ao contrário do que muitos pensam, as universidades dos Estados Unidos também aceitam o teste, incluindo todas as faculdades da Ivy League. O teste também é utilizado por quem participa de processos de imigração para a Austrália, Canadá e Nova Zelândia e precisam comprovar proficiência em inglês.
Onde fazer o teste?
O IELTS é realizado em centros de testes em todo o mundo, sendo mais de 500 locais autorizados. Neste link você pode encontrar o mais conveniente para você: centros de teste.


TOEFL: “Test of English as a Foreign Language”

O TOEFL avalia sua capacidade de entender e utilizar a língua inglesa em contexto acadêmico. Assim como o IELTS, o TOEFL avalia a habilidade dos participantes em quarto quesitos: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (redação) e speaking (conversação) em um contexto acadêmico.
Para quem?
Mais de 25 milhões de pessoas de todo o mundo fazem o teste para provar que são proficientes em inglês. Dentreessas pessoas, estão estudantes planejando estudar em universidades de países de língua inglesa (especialmente nos Estados Unidos), candidatos a bolsas de estudo, além de estudantes e profissionais se aplicando para vistos.
Onde fazer o teste?
Verifique o local mais próximo no site.
Como é o exame?
Existem dois formatos de teste, o Internet-Based Test (iBT) e o Paper-Based Test (PBT). Qual deles você irá realizar, dependerá de cada centro de teste.


TOEIC: “Test of English for International Communication”

Diferentemente do anterior, o foco do Test of English for International Communication é o mercado de trabalho, por isso suas questões são voltadas para esse contexto. Assim, avalia a capacidade dos participantes de utilizar o inglês em situações de trabalho, como reuniões, viagens, conversas telefônicas, apresentações, etc.

O teste é muitas vezes usado por empresas que buscam avaliar se o funcionário tem as aptidões necessárias na língua para ocupar determinadas posições. Quem tem interesse em trabalhar em grandes organizações, especialmente na Ásia, geralmente procura por esse exame.
Onde fazer o teste?
Verifique o local mais próximo no site.


CAMBRIDGE TESTS

Cambridge ESOL é um departamento da Universidade de Cambridge que produz os testes: CPE, CAE, FCE, PET e KET.

Esses testes são reconhecidos ao redor do mundo por diversos empregadores, universidades e governos.

Testes:

CPE: Certificado de nível C2 (proficiência no CEFR). O mais avançado oferecido pela universidade de Cambridge.

CAE: Certificate of Advanced English (C1): Referente ao nível Advanced.  Nesse nível, o participante consegue se comunicar efetivamente em situações sociais, profissionais e acadêmicas.

FCE: First Certificate in English (B2): Referente ao nível Upper Intermediate. Nesse nível, o participante consegue se comunicar na maioria das situações do dia a dia.

PET: Preliminary English Test (B1): Referente ao nível Low Intermediate.

KET: Key English Test (A2): O mais básico dos testes, referente ao nível Elementary.

YLE:  Concebidos para avaliar os conhecimentos de língua inglesa das crianças entre os 7 e os 12 anos, os exames Cambridge English: Young Learners (YLE) existem em três níveis (Starters, Movers e Flyers) que incentivam as crianças a trabalhar acompanhando o seu progresso.


SAT 

O SAT (uma vez sigla para Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) é um exame educacional padronizado nos Estados Unidos aplicado a estudantes do ensino médio, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas (semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro, embora as universidades não se baseiem somente nas notas dos alunos para aprová-los).


GMAT x GRE: veja as diferenças

Saiba como é a estrutura de cada prova e veja qual se ajusta melhor ao seu perfil!
“Devo fazer o GMAT ou GRE?”, muitos candidatos a cursos de pós-graduação se perguntam. A reposta a tal questão vai depender dos objetivos de cada um. Enquanto o GMAT (Graduate Management Admission Test) é o exame exigido pela maioria das escolas de negócio dos Estados Unidos e da Europa para admissão a cursos de MBA, o GRE (Graduate Records Examinations) é indicado principalmente para que tem interesse em realizar um mestrado profissional em outra área, como finanças, economia, políticas públicas e relações internacionais.
Saiba quando cancelar a sua nota no GMAT
Hoje, no entanto, o GRE também vem se popularizando entre interessados no MBA e já é aceito por cerca de 250 escolas de negócios, incluindo instituições renomadas como Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Johns Hopkins.
Em geral, as duas provas medem habilidades de raciocínios lógico e verbal, além da capacidade de articular ideias complexas e sustentar um ponto de vista de forma clara e eficiente. Nenhuma delas cobra conhecimentos específicos da área de negócios.


Notas —  Não há como o candidato ser aprovado ou reprovado nos exames. A exemplo dos testes de proficiência em inglês (TOELF e IELTS), o que vai determinar se a sua nota é competitiva é a universidade escolhida. “No caso do GMAT, uma pontuação excelente é acima de 700. Já no GRE as universidades top exigem 160 pontos”, afirma Darrin Kerr, sócio da consultoria FK Partners e coach em preparação para a pós no exterior.
Estratégias de estudo — Como não há exames parecidos no Brasil, Darrin recomenda que o aluno siga o seguinte passo a passo para ter um bom desempenho:
1º Faça um simulado diagnóstico para saber qual é o seu nível e, assim, poder traçar uma estratégia de estudo. Em geral, são necessários seis meses de preparação.
2º Estude todos os conteúdos que apareceram no simulado. Há vasto material para isso nos sites do GMAT e do GRE. Se necessário, procure ajuda especializada.
3º Faça resumos dos assuntos estudados. Isso irá ajudá-lo a memorizá-los.
4º Por cerca de três meses — até a data de realização da prova — faça simulados semanais. A ideia é chegar à avaliação bastante familiarizado com a sua estrutura.